domingo, 21 de fevereiro de 2021

QUIZ 20: MATEMÁTICA 7° Ano

Quiz 20: MATEMÁTICA - 7° ANO
Quiz 20: MATEMÁTICA - 7° ANO

Leia e observe as informações abaixo para responder às questões 01, 02, 03, 04 e 05.

    André trabalha em um supermercado e, após organizar o estoque, vai fazer a reposição dos produtos que ficam armazenados em um dos freezers. Observe abaixo André e a cliente Beatriz na sessão dos produtos resfriados e congelados desse supermercado.


01
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

O freezer que está mais próximo de André possui um termômetro que indica, em um visor, a sua temperatura interna. Porém, devido a um problema na parte elétrica, esse visor não está apresentando essa temperatura. Observe abaixo esse termômetro.


A reta numérica apresentada nesse termômetro está dividida em partes iguais, e o ponto P corresponde ao número que define a medida da temperatura que deveria estar apresentada no visor.

Qual é a medida da temperatura que deveria estar apresentada no visor desse freezer?

A
B
C
D

A medida da temperatura que deveria estar apresentada no visor desse freezer é de:


Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

    André trabalha em uma equipe com 8 funcionários. Trabalhando no mesmo ritmo, eles levam 3 horas para organizar o estoque do supermercado. O gerente vai inserir, nessa equipe, mais 4 funcionários que irão trabalhar no mesmo ritmo dos demais.

Quantas horas essa equipe levará para organizar o estoque após a inserção desses novos funcionários?

A
B
C
D

Como as grandezas funcionários e horas são inversamente proporcionais. Logo:

[tex]funcionários\ ---\ horas [tex]

        [tex]8\ ---\ 3 [tex]

[tex](8 + 4) = 12\ ---\ x [tex]

    [tex]\frac{8}{12} = \frac{x}{3} [tex]

    [tex]12x = 24 [tex]

    [tex]x = \frac{24}{12} = 2\ horas [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

A caixa que André usou para transportar os produtos que serão colocados no freezer tem o formato de um bloco retangular. As medidas internas dessa caixa são 30 cm de altura, 50 cm de comprimento e 40 cm de largura.

O volume interno dessa caixa, em centímetro cúbico, é igual a

A
B
C
D

O volume interno dessa caixa, em centímetro cúbico, é igual a:


    [tex] V = 30\ cm \cdot 50\ cm \cdot 40\ cm[tex]

    [tex] V = 60\ 000\ cm^{3}[tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


04
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Beatriz observou que um dos cartazes que André fixou na porta do refrigerador informa a promoção de um pote de requeijão que, antes, custava R$ 9,00. Observe abaixo esse cartaz com o informe promocional.


Qual será o preço desse pote de requeijão após a aplicação do desconto apresentado nesse cartaz?

A
B
C
D

Como houve um desconto de 20%. Logo, 100% - 20% = 80%. Dessa forma, o preço desse pote de requeijão após o desconto é:

    [tex]= R \$\ 9,00 \cdot 80 \% [tex]

    [tex]= R \$\ 9,00 \cdot \frac{80}{100} [tex]

    [tex]= R \$\ 9,00 \cdot 0,8 [tex]

    [tex]= R \$\ 7,20 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


05
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Antes de comprar alguns potes de iogurte, Beatriz somou o preço dos produtos que já estavam em seu carrinho. Ela viu que todos os produtos do seu carrinho totalizavam R$ 40,00 e decidiu comprar 3 potes iguais de iogurte. O preço x de cada um desses potes pôde ser calculado a partir da equação apresentada abaixo.

[tex] 3x + 40 = 70[tex]

Qual foi o preço de cada um desses potes de iogurte comprados por Beatriz?

A
B
C
D

O preço de cada um desses potes ([tex]x[tex]) de iogurte comprados por Beatriz é:

    [tex] 3x + 40 = 70[tex]

    [tex] 3x = 70 - 40[tex]

    [tex] 3x = 30[tex]

    [tex] x = \frac{30}{3}[tex]

    [tex] x = R \$\ 10,00[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


Leia e observe as informações abaixo para responder às questões 06, 07, 08, 09 e 10.

Na praça onde Amanda caminha todos os dias, há um espaço com brinquedos para crianças e uma pista onde ela faz suas caminhadas. Observe, na imagem abaixo, o espaço com brinquedos e uma parte da pista onde Amanda caminha.


06
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Observe, no plano cartesiano abaixo, os pontos R, S, T e U.


Uma muda de palmeira será plantada no ponto que tem coordenada (3, 2).

Qual é o ponto que representa a localização onde essa palmeira será plantada?

A
B
C
D

O ponto que representa a localização onde essa palmeira será plantada é:

    [tex](x, y) = (3, 2) → U [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


07
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Serão plantadas algumas mudas de árvore nessa praça. Antes de plantá las, foi realizado um levantamento da medida da altura dessas mudas. Observe, na reta numérica abaixo, a localização dos pontos que representam a medida da altura, em centímetro, de cada muda. Essa reta numérica está dividida em partes iguais.


Qual é a muda de árvore que mede 47,5 cm?

A
B
C
D

Essas arvóres serão plantadas de 2,5 m em 2,5 metros de altura. Logo:


Logo, a muda de árvore que mede 47,5 cm é o ipé.

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


08
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Na estrutura do balanço, que fica no espaço com brinquedos, há uma parte formada por duas barras que estão fixadas no solo. Observe, na figura abaixo, essas barras, a medida do ângulo que elas formam com o solo e a medida do ângulo a formado entre elas.


Qual é valor, em grau, da medida do ângulo formado entre essas duas barras?

A
B
C
D

A figura obtida pelas duas barras laterais e o solo é um triângulo. Como a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180º. Logo:

    [tex]75° + 75º + α = 180º [tex]

    [tex] α = 180º - 75º - 75º [tex]

    [tex] α = 180º - 150º [tex]

    [tex] α = 30º [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


09
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Essa praça possui uma pista de caminhada a sua volta. Observe abaixo a representação dessa pista com suas dimensões indicadas.


Qual é o valor, em metro, do perímetro dessa pista de caminhada?

A
B
C
D

Como o perímetro é a soma dos lados ou contorno da figura. Logo:

    [tex]P = 11 + 11 + 9 + 9 [tex]

    [tex]P = 22 + 18 [tex]

    [tex]P = 40\ metros [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

O calçamento da praça é composto por blocos que têm o formato de um prisma regular de base hexagonal. Para garantir o encaixe do calçamento, o ângulo externo do hexágono deve ser considerado. Observe, na imagem abaixo, a representação de um desses blocos com seu ângulo externo indicado por α.


Qual é o valor da medida, em grau, do ângulo α?

A
B
C
D

Como essa base é regular. Então, todos os ângulos internos tem o mesmo valor.

Primeiro encontrar a soma dos ângulos internos do hexágono. Ele pode ser divivido em 4 triângulos e soma de cada triângulo vale 180°. Portanto:


    [tex]S_{6} = 4 \cdot 180º [tex]

    [tex]S_{6} = 720º [tex]

Agora, encontrar o valor de um ângulo interno (β) do hexágono:

    [tex]β = \frac{720º}{6} [tex]

    [tex]β = 120° [tex]

Por último:

    [tex] α + β = 180º [tex]

    [tex] α + 120° = 180º [tex]

    [tex] α = 180º - 120° [tex]

    [tex] α = 60° [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


11
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Observe o triângulo abaixo com as medidas de seus ângulos internos destacadas.


Qual é a medida, em grau, do ângulo α?

A
B
C
D

Como a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180°. Logo:

    [tex]25° + 35º + α = 180º [tex]

    [tex] α = 180º - 25° - 35º [tex]

    [tex] α = 180º - 60° [tex]

    [tex] α = 120º [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Mateus vai cercar com tela uma região do quintal de sua casa, que é destinada ao plantio de verduras. Observe, na figura abaixo, uma representação dessa região, em amarelo, com suas medidas indicadas em metro.


Para fazer esse cercamento, Mateus irá instalar a tela no perímetro dessa região. Qual é a quantidade mínima de tela, em metro, que Mateus precisará para cercar essa região?

A
B
C
D

A quantidade mínima de tela, em metros, que Mateus precisará para cercar essa região é:


    [tex] = 1 + 2 + 3 + 1 + 2 + 1 + 1 + 3 [tex]

    [tex] = 14\ metros [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)




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